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Josimar Melo

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Gastronomia

  • Palestras sobre os mais variados temas históricos e práticos.
  • Público alvo: especialistas ou apreciadores dos temas abordados (como vinhos ou charutos)
  • Degustação de vinhos / cervejas / charutos: as degustações são organizadas com diferentes amostras a serem provadas e comparadas, com explicações a respeito de cada uma e das diferenças que as caracterizam.

 

  • História da gastronomia: palestras abordam diferentes momentos da história da gastronomia, com a possibilidade de uma degustação, no fim da palestra, de pratos que correspondam à época histórica abordada.

 

  • Harmonização de comida e vinhos (jantares enogastronômicos): jantares com uma sucessão de vários pratos, cada um deles acompanhado de um diferente vinho, com breves explicações, entre um prato e outro, de como (e porque) foi feita a escolha deste determinado prato com seu vinho.

 

Relacionamento

  • Palestras e atividades que buscam introduzir momentos de confraternização e relaxamento, numa forma de contato menos formal e mais prazerosa.
  • Público alvo: executivos e clientes de alto nível; funcionários de escalão elevado; potenciais clientes e prospects de alto nível. Tanto no caso de funcionários que estão sendo premiados, quanto no caso de clientes que estão sendo brindados com um evento especial, é frequente que os convites sejam estendidos aos cônjuges.
  • Jantares enogastronômicos – Realizados em restaurantes de alto nível, ou em locais apropriados (salão de hotéis; mansões alugadas; clubes etc.), os almoços ou jantares dirigidos por Josimar Melo criam uma atmosfera descontraída em que o público aprende algo mais sobre um tema que está na moda (a cultura da gastronomia, a combinação de pratos com vinhos), mas ao mesmo tempo se sente num clima de festa. O almoço ou jantar conta com uma sucessão de vários pratos, cada um deles acompanhado de um vinho diferente, com breves explicações, entre um prato e outro, de como (e porque) foi feita a escolha deste determinado prato com seu vinho. No final, vinho do Porto, charuto e mais descontração.

 

Motivação

  • Palestras que buscam, a partir de um universo glamuroso, atraente e muito na moda (o universo da gastronomia), mostrar que mesmo neste mundo de prazer e glamour há os mesmos obstáculos comuns a tantos ofícios e carreiras – e dar exemplos de como eles são superados, para a delícia do público.
  • Público alvo: profissionais de todas as áreas, especialmente de empresas que têm interesse em estimular a criatividade e a iniciativa de seus membros.

 

  • Foco: Inovação – Josimar Melo conta a história de grandes chefs de cozinha que, desafiando o senso comum, criam uma culinária revolucionária e encantam o mundo. O palestrante relata a trajetória destes chefs, e também conta, por sua experiência de jornalista e apresentador de TV, sua própria experiência vivida no contato (e na cozinha) de nomes como Ferran Adrià (El Bulli), Heston Blumenthal (The Fat Duck) e René Redzepi (do restaurante Noma, eleito o melhor do mundo em 2010). No final ou durante (opcional), coquetel com demonstração de algumas destas técnicas revolucionárias (canapés desconstruídos, drinques moleculares).

 

  • Foco: Superação – Josimar Melo discute e mostra como chefs de cozinha sem formação formal se transformaram em líderes na sua categoria, tornando-se exemplo de determinação e sucesso. O que é necessário para se destacar num mundo competitivo onde não basta a educação técnica, mas são fundamentais a originalidade, a iniciativa e talento artístico. São relatados histórias e casos exemplares, com base em profissionais como o brasileiro Alex Atala, do restaurante D.O.M.

 

 

 

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